RSS

Cardeal de Montreal defende aborto em certas circunstâncias

17 abr

Em absurdas declarações feitas ao jornal canadense “Le Devoir” o cardeal de Montreal, Jean-Claude Turcotte comparou o aborto a matar alguém em legítima defesa:

Pessoalmente, eu sou contra assassinatos, mas posso entender que, às vezes, quando alguém está sendo atacado, acaba precisando matar outra pessoa em legítima defesa. Também sou contra o aborto, mas posso entender que em certos casos não há outra escolha senão abortar“.

O cardeal canadense ainda condenou a atitude de Dom José Cardoso Sobrinho, que declarou a excomunhão daqueles que participaram ativamente no aborto da menina de 9 ano de Alagoinhas, dizendo que foi uma atitude desastrada e que era preciso uma atitude mais evangélica. Afirmou também que ficou feliz ao ser informado que a CNBB teria se distanciado da posição de Dom Sobrinho.

Não contente em falar tantos absurdos, o Cardeal Turcotte reinterpretou os pronunciamentos sobre AIDS e camisinha que o papa Bento XVI fez na sua última viagem à África, afirmando que o Santo Padre não disse que a camisinha não deve ser usada, mas somente que ela não é a solução perfeita. Segundo ele, quem tem AIDS tem obrigação de usar camisinha para proteger seu parceiro.

O pronunciamento do cardel é tão absurdo que praticamente não merecem comentários. Ele não tem vergonha de comparar um agressivo com um bebê que ainda não nasceu, dá palpites sobre o que não sabe (caso de Alagoinhas. A CNBB não se distanciou de Dom Sobrinho) e deturpa completamente os pronunciamentos de Sua Santidade. Por que fala que quem tem AIDS tem obrigação de usar camisinha? Será que Dom Turcotte não sabe o que é castidade?

É muito triste ver um sucessor dos Apóstolos fazendo declarações públicas como essa, mostrando-se indigno de episcopado que recebeu, indigno de fazer parte do Colégio de Cardeais. Rezemos por ele, pois ele não se arrepender e se converter seu destino eterno não será nada agradável.

A matéria, em francês se encontra aqui. Um resumo em inglês aqui. O Life Site News sugere que enviemos correspondência ao Vaticano pedindo providências.

Anúncios
 

3 Respostas para “Cardeal de Montreal defende aborto em certas circunstâncias

  1. Padre Marcus

    17 de abril de 2009 at 11:41

    Acho que o Cardeal precisa rever algumas coisas. O seu juramento de fidelidade ao Papa, o dever de zelar pela fé, etc
    Vamos rezar por ele. Infelizmente ele não é o único e nem será o último. A Igreja passa por momentos de penumbra principalmente entre os membros do clero. Mas confiamos no poder do Cristo Ressuscitado.
    Ele está conosco. Ele guia a história. Ele guia a sua Igreja. É ele que está na guia de nosso barco. Não estamos sós.
    Vamos rezar a Maria Ssma que pela sua intercessão o Cardeal refaça suas idéias à luz do Cristo Ressuscitado.
    Abraços,
    Pe. Marcus

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: