RSS

6ª Indicação Bibliográfica – A Auto-Estima do Cristão

23 jun

A Auto-Estima do Cristão é um precioso livro escrito pelo padre Michel Esparza e publicado no Brasil pela editora Quadrante.

No livro o autor fala sobre o orgulho, como ele surge e como se manifesta nos diversos estágios da vida. O autor traz um ponto de vista bastante interessante, mostrando que vários conflitos pessoais surgem em razão da soberba que se instala em nós e dos nossos defeitos. Padre Michel diz que frente a isso há três atitudes: não aceitar nossos erros ou fingir que eles não existem, num comportamento clássico de soberba; exagerar nossa fraqueza, caindo num complexo de inferioridade; reconhecer nossas limitações procurando solucioná-las pacientemente com a graça de Deus, que é atitude que deve ter todo cristão.

Outro ponto interessante levantado pelo autor é que o homem busca ser amado e aceito em determinado grupo, na família ou no trabalho, ou numa relação conjugal. Muitas vezes a dificuldade em conseguir isso causa uma situação de depressão e complexo de inferioridade. Para o padre o remédio para tal situação é conseguir saber que se é amado por Deus. Amado com um amor único e perfeito, mesmo com nossas falhas.

O autor adverte, ainda, contra o orgulho na vida cristã, configurado no perfeccionismo: o cristão que imagina Deus como um marcador de um placar celestial, com medo de  nunca chegar à pontuação necessário. Por causa disso a pessoa quer chegar à perfeição completa o mais rápido possível, por meio de enormes esforços, como se a santidade fosse alcançada assim. Padre Michel lembra o primado do amor Deus, foi Ele quem nos amor primeiro, mesmo nós sendo pecadores, e também o primado da graça divina na busca da santidade.

Quando a pessoa é consciente que Deus a ama tal como ele é, será capaz de trabalhar somente por Deus, sem buscar nenhum proveito pessoal. Esta é a chave para alcançar retidão pessoal, diz Padre Michel, a chave para se libertar de si mesmo e se tornar capaz de fazer tudo por amor a Deus.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 23 de junho de 2009 em Bibliografia, Espiritualidade

 

Deixe um comentário