RSS

6ª Indicação Bibliográfica – A Auto-Estima do Cristão

23 jun

A Auto-Estima do Cristão é um precioso livro escrito pelo padre Michel Esparza e publicado no Brasil pela editora Quadrante.

No livro o autor fala sobre o orgulho, como ele surge e como se manifesta nos diversos estágios da vida. O autor traz um ponto de vista bastante interessante, mostrando que vários conflitos pessoais surgem em razão da soberba que se instala em nós e dos nossos defeitos. Padre Michel diz que frente a isso há três atitudes: não aceitar nossos erros ou fingir que eles não existem, num comportamento clássico de soberba; exagerar nossa fraqueza, caindo num complexo de inferioridade; reconhecer nossas limitações procurando solucioná-las pacientemente com a graça de Deus, que é atitude que deve ter todo cristão.

Outro ponto interessante levantado pelo autor é que o homem busca ser amado e aceito em determinado grupo, na família ou no trabalho, ou numa relação conjugal. Muitas vezes a dificuldade em conseguir isso causa uma situação de depressão e complexo de inferioridade. Para o padre o remédio para tal situação é conseguir saber que se é amado por Deus. Amado com um amor único e perfeito, mesmo com nossas falhas.

O autor adverte, ainda, contra o orgulho na vida cristã, configurado no perfeccionismo: o cristão que imagina Deus como um marcador de um placar celestial, com medo de  nunca chegar à pontuação necessário. Por causa disso a pessoa quer chegar à perfeição completa o mais rápido possível, por meio de enormes esforços, como se a santidade fosse alcançada assim. Padre Michel lembra o primado do amor Deus, foi Ele quem nos amor primeiro, mesmo nós sendo pecadores, e também o primado da graça divina na busca da santidade.

Quando a pessoa é consciente que Deus a ama tal como ele é, será capaz de trabalhar somente por Deus, sem buscar nenhum proveito pessoal. Esta é a chave para alcançar retidão pessoal, diz Padre Michel, a chave para se libertar de si mesmo e se tornar capaz de fazer tudo por amor a Deus.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 23 de junho de 2009 em Bibliografia, Espiritualidade

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: