RSS

7ª Indicação Bibliográfica – O Banquete do Cordeiro

30 jul

O Banquete do Cordeiro – A Missa segundo um convertido foi escrito pelo teólogo americano Scott Hahn. Ele era um calvinista que, ao entrar em contato com os Padres da Igreja, percebeu aos poucos que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo, verdadeira sucessora das primeiras gerações de cristãos.

Ainda antes de se converter Hahn passou a assistir a Santa Missa e ficou maravilhado com o que presenciou, encontrando na Liturgia o Céu na terra, um forte drama sobrenatural, nas suas palavras.

O livro é escrito numa linguagem simples, embora não seja simplista. O teólogo americano explica a Missa como o Sacrifício do Cordeiro, explicação que, infelizmente, atualmente se encontra um pouco deturpada em razão de uma supervalorização do aspecto litúrgico da comunhão com os irmãos.

Depois mostra como o rito atual da Missa é largamente inspirado na liturgia dos primeiros cristãos e do culto israelita da Antiga Aliança. Explica também a Santa Missa parte por parte.

Por fim, na segunda parte do livro Scott Hahn interpreta a Santa Missa tendo como chave o Apocalipse de São João e vice-versa. Leitura bastante interessante para quem quiser entender e participar melhor da Santa Missa e compreender melhor um dos livros mais difíceis da Bíblia.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 30 de julho de 2009 em Bibliografia, Liturgia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: