RSS

Ano Sacerdotal

19 jun

Hoje tem inicío o Ano Sacerdotal instituído pelo Santo Padre Bento XVI. Na Carta para a proclamação do Ano Sacerdotal Sua Santidade afirma que “tal ano …  pretende contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um seu testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo“.

Na carta o papa ainda lembrou do dom imenso que os sacerdotes são não só para a Igreja, mas para toda a humanidade, citando o Santo Cura D´Ars, padroeiro do clero: “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina“.

Com efeito, “sem o sacramento da Ordem, não teríamos o Senhor. Quem O colocou ali naquele sacrário? O sacerdote. Quem acolheu a vossa alma no primeiro momento do ingresso na vida? O sacerdote. Quem a alimenta para lhe dar a força de realizar a sua peregrinação? O sacerdote. Quem a há-de preparar para comparecer diante de Deus, lavando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote. E se esta alma chega a morrer [pelo pecado], quem a ressuscitará, quem lhe restituirá a serenidade e a paz? Ainda o sacerdote. (…) Depois de Deus, o sacerdote é tudo! (…) Ele próprio não se entenderá bem a si mesmo, senão no céu“.

Sua Santidade mostra sabedoria mais uma vez. Como fazem falta bons sacerdotes! Sacerdotes que doem sua vida para Cristo, a Igreja e seus fiéis ao invés de preferirem fazer shows para multidões, de se envolver com política, de usar o altar para pregação político-partidária e etc. Que celebrem a Santa Missa com amor e devoção ao invés de querer modificar seu rito.

Nós fiéis devemos rezar pela santificação do clero e acredito que falar sobre a necessidade disso seria “chover no molhado”.  Aliás, esse é o desejo do Santo Padre, que concedeu indulgência parcial a todos os fiéis que rezarem 5 Pai Nossos, Ave Marias e Glórias, e outra oração devidamente aprovada “em honra do Sagrado Coração de Jesus, para que os sacerdotes se conservem em pureza e santidade de vida”.

Com obediência filia, seguimos, portanto as recomendados de Sua Santidade.

Ps. No site do Vaticano há uma seção sobre o Ano Sacerdotal.

A CNBB divulgou uma Carta aos Presbíteros em comemoração à abertura do Ano Sacerdotal

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de junho de 2009 em Ano Sacerdotal, Bento XVI, Papa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: