RSS

5ª Indicação Bibliográfica – A Fé em Crise?

09 jun

A Fé em Crise? – O Cardeal Ratzinger se interroga“, assim como a última indicação bibliográfica, também é uma entrevista do então Cardeal Joseph Ratzinger, desta vez ao italiano Vittorio Messori.

Enquanto em “O Sal da Terra” a entrevista se foca nas polêmicas levantadas e requentadas pelo mundo moderno (divórcio, celibato clerical, aborto, métodos anticoncepcionais e etc), neste livro o Cardeal Ratzinger trata principalmente da crise enfrentada pela Igreja depois do Concílio Vaticano II.

O atual papa afirma que tanto considerar o Vaticano II como uma espécie de “superconcílio” que teria refundado a Igreja, como rejeitá-lo em nome do Concílio de Trento são erros, antecipando em 20 anos os pronunciamentos que fez sobre o concílio que fez já como papa, quando falou sobre a hermenêutica da ruptura e a hermenêutica da continuidade.

O cardeal também fala sobre a perversão do significado de Igreja, sobre a desvalorização dos sacerdotes, o problema das conferências episcopais (alô, CNBB!), da teologia moderna (achar que o sujeito da teologia é o teólogo individual e não a Igreja) e sobre o permissivismo moral atual.

Além disso, o cardeal também tece interessantes considerações contra o sexo banalizado como defesa da mulher, sobre Maria Santíssima como essencial para a fé católica, sobre a Liturgia, cristãos de outras denominações, escatologia e explica os erros da Teologia da Libertação.

Essencial para quem quer entender o pontificado de Bento XVI

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: